pausCANASTRA  
     
  spadeAmster
spadeBridge
spadeCalipso
spadeCanastra
spadeCrapô
spadeDominó de Cartas
spadeKing
spadeKridge
spadeLeques
spadeRummy
spadeSueca
spadeTablanete
A canasta, que no Brasil é chamada de canasta ou buraco, é um jogo de cartas para dois a quatro jogadores (quatro jogadores jogam a pares).
É jogado com 2 baralhos e 4 jokers. O seu objectivo é fazer canasta (sete ou mais cartas iguais, como por exemplo 7 quatros), ganhando pontos e acabando as cartas que se têm na mão. O jogo vai-se repetindo até que um dos jogadores (ou pares) alcance o número de pontos acordado, geralmente 3000 ou 5000 pontos. O jogo começa com a distribuição de 11 cartas para cada jogador, sendo separados tambem dois conjuntos de 11 cartas, chamados "morto". Toda esta distribuição deve ser feita com as faces das cartas voltadas para baixo, para que ninguém veja quais cartas estão sendo distribuidas. A sobra é colocada no centro da mesa, empilhada, com a face para baixo. O jogador que primeiro recebeu as cartas, chamado de "mão", compra (puxa uma carta), do monte no centro da mesa. Verifica, se servir fica com ela, e é obrigado a descartar outra carta. O próximo jogador pode comprar a carta descartada ou comprar do centro. Se houver varias cartas no descarte, o comprador é obrigado a pegar todas, deixando uma na mesa.

Pontuação:
Os bestes (duques - vinte pontos) ou os bestões (jokers - cinquenta pontos) podem travar o monte, isto é, só se pode ir buscar o monte com um par de cartas na mão. Os ternos vermelhos são flores, com o valor de cem pontos cada; o conjunto das quatro flores é designado por bouquet e vale oitocentos pontos. Os ternos pretos são trevos; têm valor nulo no monte (não podem ser recolhidos), mas em fim de jogo valem cinco pontos a acrescentar ou a descontar. No final da mão, se não se tiver fechado pelo menos uma canasta desconta-se tudo, o que se tem na mão e o que se abriu na mesa.