pausBRIDGE  
     
  spadeAmster
spadeBridge
spadeCalipso
spadeCanastra
spadeCrapô
spadeDominó de Cartas
spadeKing
spadeKridge
spadeLeques
spadeRummy
spadeSueca
spadeTablanete
O jogo de bridge é um dos mais interessantes jogos de cartas. É jogado a parceiros de dois contra dois, cada um associado a um dos pontoos cardeais( norte/ sul/ este / oeste), utilizando um baralho de 52 cartas.
O valor dos naipes obedece a uma hierarquia, espadas tem o valor mais alto e paus o mais baixo. Cada naipe tem 13 cartas, o Ás é a carta mais alta e o duque a menor. O jogo divide-se em duas fases: o leilão e o cartear.

Leilão
É nesta fase que se decide qual será o trunfo. É muito vantajose ter bastantes cartas de trunfo, por isso, pode ocorrer uma importante disputa. Procura-se chegar a um contrato que é expresso em termos de vazas para além de seis vazas de base. Desta forma, se uma linha final de parceiros chegou a um contrato final de 3 ouros, compromete-se a fazer nove das treze vazas possíveis, ou seja, seis de base, mais três sendo o trunfo ouros.
Existe uma hierarquia de naipes, se um dos jogadores quiser dar voz a um naipe de valor inferior ao do último naipe dado, pelo parceiro ou pelo adversário, terá de traduzi-la por um número superior ao que quantificou esse último naipe: por exemplo:2 copas sobre uma espada. Quando um jogador não tem jogo suficiente para intervir no leilão tem à sua disposição a voz de passo, dobre e redobre. Passo quando não tem jogo suficiente para intervir no leilão; dobre visa aumentar as penalidades de um contrato que eventualmente não será cumprido; redobre de um dobre do adversário visa aumentar o prémio de um contrato que se julga que se cumprirá.

Cartear
Após o leilão começa o cartear, quem lança a primeira carta é o jogador da direita de quem mencionou o naipe. O jogador à sua direita, ou seja, o parceiro de quem mencionou o naipe passa a ser o morto e põe as suas cartas na mesa para que todos vejam. O carteador vai jogar pelo parceiro e por si mesmo, durante todo o jogo.
Quem fizer uma vaza é quem inicia a seguinte.
Quando o carteio terminar, termina o jogo. Estas duas fases ocorrem entre 3 a 5 minutos, o que torna o jogo pouco monótono.

Contagem de pontos
- cada vaza em naipe pobre (paus ou ouros) vale 20 pontos;
-cada vaza em naipe rico (copas ou espadas) vale 30 pontos;
- jogadas sem trunfos a primeira vaza vale 40 pontos e as seguintes 30 pontos.

Nota: se no leilão o número de vazas combinadas atingir os 100 pontos ou mais, há o direito a uma segunda pontuação denominada Game, caso o contrato seja cumprido, caso não cumpram o contrato, ou seja não atinjam os 100 pontos, haverá somente um prémio menor denominado de parcial.

A cada contrato parcialmente cumprido deve-se somar o valor de 50 pontos de prémio mais o valor de cada vaza após a sexta (as seis primeiras não são somadas).
No caso de contrato que atinge 100 pontos, deve-se somar aos pontos das vazas ao prémio de: - Game não vulnerável- 300 pontos
- Game vulnerável- 500 pontos
Em contratos que se atinge 12 ou 13 vazas há, além do prémio de game:
- 12 vazas contratadas e feitas, no valor de 500 pontos (nãoVul) e 750 (Vul);
- 3 vazas contratadas e feitas, no valor de 1000 pontos (nãoVul) e 1500 (Vul).
No início ninguém é vulnerável, após uma dupla fazer um game torna-se vulnerável. Se a mesma dupla fizer outro game, o placar da melhor de três é dois a zero, porém se a outra dupla fizer o game o placar fica 1 a 1 e ocorre uma negra para decidir que vence por 2 a 1. Ou seja, 4 situações podem ocorrer N-S e E-O não Vulnerável, N-S e E-O Vulnerável, N-S Vul e E-O nVul, finalmente N-S nVul e E-O Vul.
Terminado o jogo troca-se de parceiro.